Uma salva de palmas à motivação

mo-ti-va-ção

(motivar + -ção)

substantivo feminino

Acto de motivar ou de se motivar

 

Há quem diga que certos indivíduos não têm motivação, mas será assim tão fácil de decifrar? Como se fôssemos cartas de baralho e a primeira a sair é a tal, a mais motivada. Muitas vezes, é certo, que o problema é um tanto ou quanto deste jeito, género, feitio. Jeito meio desajeitado de apontar o dedo a pessoas que nem sequer demonstram o quão motivadas estão. Género de pessoas que pretende em primeira instância ser a primeira carta a ser retirada do baralho. Feitio meio tosco de quem não tem pachorra para ser rotulado nem por tanto nem por tão pouco.

Em grande parte o problema está nas mais diversas formas de motivação, creio, e porque se um  aluno não gosta de matemática havemos de atulhá-lo com equações até ao dia em que será um expert, sem buscarmos o que de facto o motiva. Mesmo que a motivação dele esteja encurralada pelos dentes sociais, segundo um estereótipo, porque ser artista de circo não será tão digno quanto ser advogado. Esta pode ser a questão, mas a questão além é – Porquê motivar quando em parte o que motiva nem sempre é o esperado ou o que se quer? Os motivos é que, talvez, são poucos para chegar à tão desejada motivação. Quando o jeito não é o mesmo jeito de outros mesmo estando motivados. Quando o género é ficar à frente perante as mil e uma coisas que se pratica. Quando o feitio não é dado para essas coisas de estar motivado.

E claro, há quem diga que é necessário motivos para se estar motivado. Sendo a motivação o cerne da questão porquanto senão houver motivos  não há motivação e mesmo quando faltam motivos alguns conseguem a ascensão.

Nota de autora

Sou a Carolina e tenho 23 anos. De momento a minha ocupação é estar à procura das palavras certas para linhas que tenho vindo a escrever e todo o processo envolvente, escrever, reler, corrigir e tornar a escrever. O mundo da escrita sempre me fascinou e sonho, um dia, singrar. Apesar do caminho tumultuoso não há outra qualquer coisa que me dê tanto prazer.

Instagram

carolscmarquez@gmail.com

Fonte do dicionário para a palavra motivação 

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios