Temos de dizer não ao plástico!

Tem-se falado muito sobre arranjar alternativas que poluam menos o ambiente e cabe a todos nós tomar medidas que contribuam rapidamente para a redução do plástico descartável.

Quando digo todos, falo em mim, na minha família, na minha casa, na estação onde trabalho e também em todas as empresas que podem fazer a diferença.

Há pouco tempo descobri que o Pestana Hotel Group, uma empresa portuguesa com mais de quatro décadas de sucesso, implementou um programa de sustentabilidade que se chama “Planet Guest”.  Este programa mantém a posição do grupo e dos seus colaboradores no que toca à sustentabilidade do planeta e ao potencial foco do hotel para com as gerações futuras. Tem como intuito criar a longo prazo valor, fortalecendo a sua atividade com respeito não só pelo meio ambiente, mas também pelas comunidades, colaboradores e clientes.

Foram desenvolvidas seis medidas que visam a redução do “uso de objetos de plásticos pelos seus clientes, nas mais de 90 unidades do grupo em Portugal e no estrangeiro”. Com a introdução deste programa, prevê-se uma redução de 50% de plástico não reutilizável até 2020, o que se traduz em menos de oito milhões destes objetos! 8 milhões! Desde palhinhas, a copos, chaves de plástico, entre outros.

Algumas das iniciativas também podem ser aplicadas na nossa casa, por exemplo, eliminação das palhinhas de plástico e a introdução de uma opção ecológica em papel. Esta medida permite a redução de mais de 1,5 milhões de palhinhas de plástico por ano e já está a ser adotada com sucesso em vários hotéis do grupo, como Lisboa, Cascais, Sintra, Buenos Aires e Rio de Janeiro.

Outra medida é a substituição de copos de plástico descartável, por copos reutilizáveis ou de papel, prevendo-se uma redução de 5 milhões de unidades por ano.

Nas áreas de alojamento, estão a implementar duas medidas adicionais: a colocação de dispensadores de sabonete líquido nas casas de banho, gel de duche e champô em vez de pequenos frascos, de forma a reduzir substancialmente o plástico utilizado. Também terá lugar em todos os hotéis a substituição de esferográficas por lápis, como se verifica nas Pousadas de Portugal.

Na minha opinião, um dos pontos mais importantes neste programa são as ações de sensibilização aos clientes para que ganhemos consciência da importância da redução de plástico, não só dentro das unidades hoteleiras, mas também nas nossas vidas. Como é o caso de devolverem as chaves dos quartos e ainda o facto de serem acrescentadas soluções que permitam abertura digital das portas em vez dos cartões de plástico.

Este projeto será uma mais valia e uma ideia mais sustentável tanto para a empresa, como para o meio ambiente. Em breve visitarei um dos espaços do grupo Pestana para testemunhar estas mudanças maravilhosas!

 

Mais informações sobre a iniciativa. 

Rita Ferro Rodrigues

 

 

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios