Quiabo e beringela japonesa com carne picada

 

Apesar de tentar viver intensamente o presente, amo reviver muitos momentos do passado que tanto me fizeram feliz. Um deles era passar dias na casa dos meus avós maternos, no Rio de Janeiro, e na casa de praia deles! A minha avó Jandira fazia uns pratos deliciosos, o pudim de leite condensado dela é inigualável, nunca provei pudim mais gostoso do que o dela. Um dos pratos que ela mais gostava de comer era “quiabo com carne picada”. Na época eu não era muito chegada a quiabo, mas provava sempre claro. Esta semana me deu uma saudade daquele prato que deixava a minha avó tão contente, que tentei fazer uma receita parecida para matar saudades e apresentar ao António o quiabo, pois ele nunca tinha provado. Resultado, ele pirouuuuuu e não sobrou nem um pouquinho pro jantar….hahahah

Nesta receita usei legumes biológicos que fazem parte dos cabazes semanais do Courelas do Monte. Em cada cabaz recebo sempre novidades incríveis! Para dar uma elegância a esta receita, usei as beringelas japonesas, que eu nunca tinha visto na vida, e confesso que me apaixonei pelo sabor e pela textura!

Ingredientes:

 1 kg de carne picada

 1/2 kg de quiabo

1 cebola ralada grossa

 2 pimentos

 3 colheres (sopa) massa de alho

5 beringelas japonesas

 Salsa e cebolinha picadinhos

 3 colheres (sopa) de azeite

Sal e pimenta do reino a gosto

Corte os quiabos pela metade e deixe de molho, em água, por 40 minutos, para soltar a goma.  Refogue a cebola e a massa de alho no azeite. Acrescente a carne deixe cozinhar por 2 minutos com o tacho fechado. A seguir, acrescente o quiabo, os pimentos e as beringelas picadas em cubos. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhas por uns 10-15 minutos em lume médio, e também com o tacho fechado.

Como acompanhamento preparei um arrozinho branco que casou na perfeição com quiabo e carne picada. Para brindar, um tinto reserva Cabeça de Toiro que combina sempre bem com carne.

Espero que tenhas gostado da receita!! Se estiveres com alguma dúvida envia-me mensagem que eu ajudo-te, ok?! 🙂

Um beijo bem doce e bonne appetit!

 

 

Nota sobre a autora

O meu nome é Paula Bollinger e sou uma brasileira de alma portuguesa. Tenho 40 anos, já vivo em quatro países (Brasil, Perú, Espanha e Portugal) e em breve irei viver para a França para aperfeiçoar a minha profissão de foodwriter.

Apesar de ter trabalhado a minha vida inteira em televisão e em fotografia de moda, foi na Pastelaria que encontrei o meu equilíbrio. Hoje divido o meu tempo entre criar receitas e escrever crónicas sobre restaurantes e hotéis pelo mundo.

Podem conhecer as minhas melhores receitas no livro ‘As Receitas da Blogger Paula Bollinger’ e acompanhar o meu trabalho em www.entrecolheradas.com

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios