Por Amor e por Amizade: uma visão divertida sobre as famílias modernas

 

 “Escrevê-lo foi um desafio lançado pela editora, mas em poucos minutos cheguei à conclusão que o tema só podia ser este: o divórcio e as diferentes dinâmicas familiares. A ideia foi passar para o papel a noção clara de que não existem famílias melhores do que outras, nem pais nem filhos perfeitos, o que interessa é o Amor e a Amizade”. É também o olhar de quem já se divorciou e voltou a juntar as peças todas. Uma história sem moralismos e que não pretende dar lições a ninguém, apenas a intenção de aclarar na cabeça das crianças os vários tipos de famílias que existem hoje em dia e a ideia de que mesmo já não sendo um casal, o que importa é amizade e a cumplicidade que os pais continuam a ter depois da separação.”

Rita Rugeroni

 

 

Rita Rugeroni passa da rádio para o papel com o lançamento de um livro muito especial pensado para mostrar às crianças que existem diferentes dinâmicas familiares e que o que importa são o amor e a amizade. “Por Amor e por Amizade” é uma visão moderna e bem-disposta sobre o divórcio, e por isso uma boa ferramenta para ajudar os adultos a explicarem estes temas às crianças.

É através das personagens de Eduardo, do Diogo e da Sofia, melhores amigos de 8 anos, que Rita Rugeroni nos mostra como cada família tem a sua própria dinâmica e como podem ser tão diferentes umas das outras. O Eduardo tem uma família tradicional, com pai e mãe a morarem juntos, e o Diogo tem duas famílias, a da mãe e a do pai. E depois surge a Sofia, que tem duas famílias e, nelas, dois meios-irmãos que a adoram.

Um livro divertido onde imperam o respeito, o amor e a amizade. “Não há famílias perfeitas, nem famílias melhores que as outras, há apenas sentimentos que as unem”, acrescenta a autora.

A autora Rita Rugeroni tem três filhos, dois do seu primeiro casamento e um do segundo casamento.

O ilustrador Pedro Benvindo nasceu em 1987, em Lisboa licenciou-se na Faculdade de Belas Artes e especializou os seus estudos na Lucerne University of Applied Sciences and Arts, na Suíça. Desde 2009 começou a trabalhar em animação, ilustração e já fez várias exposições.

 

 

 

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest