Os 5 rituais para manter o foco e os objetivos

Estes 5 rituais estão entre muitos que podem fazer de si, a melhor versão de si próprio/a.
Todos os dias nos debatemos com questões e acontecimentos que fogem do nosso controle, nos deixam infelizes e nos impedem de atingir os nossos objetivos.
A única maneira de tomar as rédeas da nossa vida e levá-la na direcção que queremos e ter um ritual diário, inabalável e inquebrável.
Estes rituais implementados no nosso dia-a-dia vão ter um impacto extraordinário no presente e no futuro, mas quero lembrar que todas as mudanças são difíceis no início, confusas no meio, mas com resultados no fim.
A disciplina que colocar em si vai passá-la a todos à sua volta.
Nós somos o que comemos, temos na nossa vida quem achamos que merecemos e exigimos dos outros o que achamos que podem exigir de nós.
Nós podemos não ser felizes o dia inteiro, mas todos podemos ser felizes pelo menos uma vez por dia todos os dias.

1) PLANEAMENTO
Planear o dia num caderno ou agenda, no dia anterior ou logo de manhã é essencial para não se perder em tarefas durante o dia.
Um dos exemplos mais comuns para o planeamento é ir ao supermercado sem lista, o que acontece é que gastamos sempre mais do que estava planeado, por isso tome este exemplo para todas as áreas da sua vida, sem esquecer que os nossos objetivos têm de ser claros e realistas. Claros porque antes de fazer a lista precisa ter a certeza do que quer ou precisa fazer, e também realistas porque a maioria das vezes tentamos encaixar mais tarefas no nossos dia, que horas ele tem e a sensação no final é sempre de missão não cumprida. Planear é bom e muda completamente o nosso dia, mas se não ultrapassar as horas que tem disponíveis.

2) SER GRATA, MEDITAR E VISUALIZAR
Sermos gratos pelo que temos todos os dias, com o passar do tempo, cria em nós uma sensação de felicidade que nos ajuda a ver a vida e os outros com mais otimismo. Não precisa ser grata por tudo, mas lembre-se todos os dias pelo menos de 3 coisas.
Dê graças ou peça proteção a Deus ou a outra força superior em que acredite.
Se conseguir faça-o antes do “mundo” acordar, quando tudo está sossegado melhor. Se os Americanos conseguem e acordam pelo menos 1 hora mais cedo, nós também conseguimos.
Meditar não precisa ocupar muito tempo do seu dia, deveria ser de manhã, mas pode ser em qualquer outro tempo livre que temos. Pode até ser no duche porque a água tem um efeito calmante no nosso corpo.
E visualize o seu dia. Quando começamos com a prática e a rotina de visualizar o dia, vem a visualização da semana e sem esperar, estamos a planear férias ou projetos a longo prazo.

3) SAÚDE
Comece o seu dia a pensar na sua saúde e bem-estar.
Alimente-se com um pequeno-almoço saudável, nutritivo e que lhe dá energia para aguentar as longas horas que o/a esperam. Faça do seu pequeno-almoço o seu combustível. Uma boa alimentação faz o cérebro funcionar em pleno.
Aproveite a moda e faça sumos e batidos que pode levar para o trabalho.
No meu site tem sempre receitas deliciosas, cujo sabor o/a vão surpreender e não, não sabem a couve.
Alimentação saudável, há muito que deixou de ser chata e sem sabor.
Leve comida de casa que preparou com vontade e vai ver que, sem esperar, até perde uns quilinhos. Se gosta de fazer as refeições fora de casa, faça-o num sítio ao ar livre ou com esplanada para descansar longe da confusão. Uma boa refeição tem um efeito parecido com a sesta e vai sentir-se mais produtiva e ativa. Desta forma consegue atingir os seus objetivos com mais facilidade e sem chegar ao fim do dia tão cansado/a.
Não precisamos ser escravos de uma dieta e, além disso, vão sempre haver dias em podemos e devemos abusar das calorias.

4) EXERCÍCIO FÍSICO
Eu sei que não é fácil e na maioria das vezes o tempo é escasso, mas fazer exercício não significa obrigatoriamente ir ao ginásio. Existem inclusive muitos treinadores que preferem dar aulas ao ar livre.
Pode caminhar até ao emprego, deixar o carro a meio caminho e ir o resto a pé ou aproveitar uma parte da hora de almoço.
Está provado que após um mês de exercício, a nossa força melhora em 25% em pessoas abaixo dos 30 anos, 45% em pessoas entre os 30 e os 45 anos e por incrível que pareça, 70% em pessoas acima dos 45 anos.

5) APRENDER
Aprenda uma coisa nova todos os dias. Esta aprendizagem pode ser através de livros, um curso ou workshop, vídeos ou sites.
Uma boa comunicação é essencial para manter relações com quem nos rodeia e uma boa comunicação também é uma conversa interessante. Pode partilhar o que aprendeu com um colega, um amigo ou com a família na hora das refeições. Ao partilhar e ao gerar conversa recebe sempre de volta pontos de vista diferentes.
O saber cultiva em nós auto-estima e poder.
Eu por exemplo gosto de caminhar todos os dias antes de começar o trabalho e durante a minha caminhada, vou a ouvir podcasts sobre assuntos variados.

From Daisy with Love

 

Nota sobre a autora

Sandra Almeida

47 anos

Maquilhadora & Formadora de Comunicação

A escrita começou por ser um exercício pessoal para conseguir sintetizar ideias e não dispersar nas minhas aulas e acabou por se tornar uma paixão. 

A comunicação mudou a minha perspectiva da vida e o meu crescimento pessoal e agora quero mudar a vida dos outros.

Email

Website

Youtube 

Instagram

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios