Nas nossas mãos

Corria o ano de 2018 quando visitámos Amesterdão e, lá, a casa de Anne Frank. Lembro-me de cada um dos seus recantos, talvez pela experiência inenarrável que me foi proporcionada ali. Cada esconderijo pensado ao pormenor, cada espaço milimétrico e escuro que serviu de refúgio durante o tempo necessário a uma tentativa de fuga ao inevitável.

Pensar na sua experiência causa-me um aperto no peito sem igual. Hoje… Hoje olho para nós e vejo-nos confinados ao espaço que definimos enquanto lar. Não estamos escondidos mas estamos isolados. Não estamos a fugir mas estamos a procurar caminhos e atalhos que não nos façam cruzar com este vírus, com esta pandemia mundial. Hoje… Hoje olho para nós e vejo-nos no conforto da nossa casa esperando por melhores dias. Não, este não é um tempo em que nos sinta afortunados, mas… Mas temos a opção de ficar em casa, sem que nos procurem. Temos a opção de sair até a varanda para que os raios de Sol penetrem a nossa alma. E, ainda, temos a sorte de dispor de meios de proteção individual para que nos protejamos – a nós e aos demais. Hoje… Hoje olho para nós e apercebo-me que a diferença entre nós e a Anne Frank não passa pelo medo, mas sim pelo conforto da nossa casa e pelo facto do futuro depender de nós.

Depende de nós. Está nas nossas mãos. Sempre que possível, fiquemos em casa.

Nota sobre a autora:

Corria a década de 80 quando Évora viu nascer a Tânia Caiado Amaral. Rebelde e franzina, de olhos azuis e caracóis loiros, a sua infância decorreu na aldeia de Brejoeira (Coruche). Cresceu rodeada pela natureza, fez viagens de bicicleta ao por do sol, saltou nas poças de água e guarda até hoje o cheiro a terra molhada da sua infância. Rumou a Lisboa com 18 anos para dar continuidade ao seu sonho de estudar. Hoje é enfermeira, especialista em pediatria, e é nas crianças que continua a depositar a esperança de um mundo onde a reine a alegria de ser livre. Apaixonada pela escrita e pela natureza. Autora de livros infantis. Apaixonada por pessoas: é nos seus filhos e no seu marido que encontra a sua maior fonte de amor e inspiração. Apaixonada pela vida.

Facebook

 
Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios