Maria Granel: um bocadinho da nossa história

A Maria Granel é a primeira “Zero Waste Store” portuguesa, uma mercearia biológica a granel e loja de acessórios “plastic free”. Foi fundada em 2015.

É o sonho a dois de uma minhota e um açoriano.

A ideia nasceu em 2013 e foi sendo alimentada e maturada até 2015. As nossas memórias de infância estão particularmente associadas ao campo e à terra. Essas raízes definiram a nossa identidade. Quisemos dar continuidade a esse património afetivo. E este projeto é mesmo isso: um regresso às origens, um regresso a casa.

Estudámos o mercado internacional (e falámos com os fundadores de lojas pioneiras em todo o mundo) e nacional de forma profunda e achámos que fazia todo o sentido introduzir em Portugal a venda a granel de produtos biológicos, dispensado totalmente as embalagens.

Quando abrimos as portas, contávamos com 240 produtos expostos num espaço de 70m2. Neste momento,  temos um portefólio de mais de 1000 produtos, uma segunda loja de 150m2 em Campo de Ouriqueloja online (157 produtos), e uma nova secção de detergentes, beleza a granel (uma parceria com a Organii Bio: champôs sólidos, dentífricos sólidos, óleos e sabonetes bio, nacionais e certificados) e cosmética bio, vegan, com embalagem em bambu e sem plástico,  e com refill, da ZAO.

Neste percurso, conhecemos Bea Johnson, a nossa maior inspiração. Uma das iniciativas mais marcantes da nossa (curta) história foi termos sido os anfitriões da sua vinda a Portugal (pela primeira vez). Bea é a fundadora e porta-voz do movimento internacional “Zero Waste”, a quem a CNN, o Finantial Times e o New York Times, entre outros órgãos de comunicação social, já dedicaram reportagens, dando destaque à sua filosofia de vida, centrada no minimalismo e na sustentabilidade.

Em conjunto, promovemos uma conferência de apresentação do “Zero Waste Lifestyle”, que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Alvalade, no dia 8 de julho de 2016. O principal objetivo desta iniciativa era partilhar, sem fundamentalismos e de forma muito prática, a experiência pessoal da oradora, dicas e conselhos sobre como optar por uma vida “Desperdício Zero” (sem nunca abdicar do estilo!). Acreditamos que esta oportunidade mudou consciências e e mentalidades a nível nacional.

Na sequência desta conferência, entrámos em contacto com a Editorial Presença, sugerindo a publicação em Portugal da tradução do livro de BeaZero Waste Home, um best seller na sua categoria na Amazon. E conseguimos! Em setembro de 2016, o livro estava nas bancas e era lançado na nossa loja, contando com um prefácio nosso.

 

Missão: consumo responsável, consumo sustentável, diminuição do desperdício

O nosso conceito recupera o imaginário coletivo das nossas antigas mercearias de bairro: o cheirinho maravilhoso a café e a frutos secos, os cartuchos de cartão, o atendimento personalizado e atencioso de quem sabe sempre o nosso nome e os nossos gostos, e, claro, a venda a granel, mas com um toque de modernidade e assumindo como principal preocupação a sustentabilidade.

Os nossos produtos são apresentados em dispensadores individuais, com doseadores, de que as pessoas se podem servir diretamente. 

Somos a primeira loja em Portugal, e uma das pioneiras na Europa e no mundo, a dispensar as embalagens e a vender exclusivamente a granel. Fomos, aliás, com muito orgulho, referenciados internacionalmente como os introdutores do sistema BYOC (“Bring your own container”) no mercado nacional.

Quem nos visita pode trazer de casa o seu recipiente, para o reabastecer com os produtos de que necessita. Se se esquecer dele, ou se preferir, poderá adquiri-lo na loja. Temos ao dispor sacos de papel reciclado e frascos de diferentes dimensões, de acordo com a preferência.

Esta opção é deliberada, consciente. Um contributo. Um gesto para ter um impacto considerável na redução das emissões de CO2 e na quantidade de resíduos destinados a aterros e incineradoras. 

Além disso, ao incentivar a aquisição apenas da quantidade de que efetivamente necessita, estaremos também a diminuir o desperdício alimentar. 

O compromisso de sustentabilidade estende-se ainda ao facto de os nossos produtos alimentares (mais de 600) serem 100% biológicos, certificados, livres de organismos geneticamente modificados, respeitando os solos e o ritmo das estações e da terra.

E se a nossa inspiração é tradicional, a nossa missão está totalmente comprometida com o presente e vocacionada para o futuro. Cremos que é possível consumir de forma mais sustentável, reduzindo o desperdício e apostando mais na qualidade, do que na quantidade. Assim estaremos a fazer a nossa parte para as gerações futuras herdarem um mundo melhor.

O nosso público é transgeracional, de dentro e de fora dos bairros onde nos encontramos. Apresenta uma preocupação com a sustentabilidade, é um público informado e interessado num consumo responsável e consciente.

Conseguimos contagiar e “educar” uma comunidade inteira para a reutilização de frascos e sacos de pano para se abastecer diretamente na loja, recusando por completo o uso do plástico. Somos , como já referimos, os introdutores em Portugal do sistema BYOC.

Os nossos produtos destacam-se pela qualidade, trabalhamos com fornecedores de excelência, meticulosamente escolhidos, alinhados com os nossos valores de sustentabilidade.

Desde julho de 2017, mês em que aderimos à iniciativa internacional “Plastic free july“, acrescentámos ao nosso portefólio dezenas de acessórios zero waste, utensílios que permitem às pessoas um dia a dia sem plástico. Lançámos em dezembro de 2017 a loja on-line

Os nossos queridos fregueses contam igualmente em loja com a presença de uma nutricionista, uma vez por mês – um serviço gratuito, assim como com workshops de entrada livre –  as “quintas da Maria” ou com inscrição e valor associado (“A MESA”), associados aos temas ligados à nossa missão e conceito (alimentação saudável, confecção de produtos, estilo de vida zero waste,…).

Para além disso, temos vindo a fazer um trabalho de sensibilização com os nossos parceiros para a importância de adotar medidas mais sustentáveis de embalamento dos produtos, reduzindo os resíduos gerados.

Passados  três anos da nossa abertura, continuamos a intervir ativamente na comunidade, estimulando a adoção de gestos amigos do ambiente: temos em curso um “Programa Z(h)ero”,  promovemos consultoria, conferências e conversas informais em ambiente corporate , partilhando com empresas nacionais e internacionais, ONG e outras entidades o nosso percurso e testemunho de sustentabilidade; acompanhamos ainda algumas escolas, supervisionando um trabalho de projeto sobre os passos que estas instituições poderiam dar para ser um espaço mais ecológico (recolha de lixo; exposição e instalação e exposição artística com os resíduos recolhidos; conferência com Ana Pêgo, bióloga marinha responsável pelo projeto “Plasticus Maritimus”; workshop sobre consumo sustentável e estilo de vida Zero Waste).

Em janeiro de 2019, começaremos a ir a casa das pessoas para ajudar a fazer  uma “zero waste pantry makeover”, uma transformação da despensa (e do estilo de vida), com a supervisão de uma nutricionista (Ana Sofia Guerra), uma especialista em organização (Sara Silva), uma chef vegan (Maria de Oliveira Dias)e uma vidógrafa (Carolina Monteverde) (para registar o antes e o depois).

O alcance do nosso trabalho tem sido, felizmente, tão significativo e o impacto tão marcante, que recebemos do outro lado do Atlântico um convite para apresentarmos o nosso projeto e a nossa loja no Brasil, em outubro do ano passado, na semana “Lixo Zero Brasil”. Tivemos a oportunidade de, entre oradores internacionais, falarmos sobre o nosso exemplo em universidades, conferências e fóruns.

Fomos também referidos como uma loja  Zero Waste pioneira internacionalmente na plataforma Zero Waste APP..

E chegámos em junho de 2018 a Campo de Ourique! Escolhemos este bairro cheio de charme para abrir a segunda loja, com 150m2 distribuídos por 2 pisos. No piso superior, funciona a mercearia biológica a granel; no piso inferior, está a primeira Zero Waste Concept Store nacional (e europeia! e uma das primeiras do mundo!!!), com acessórios sustentáveis e “plastic free” para todas as secções da casa e com detergentes ecológicos certificados a granel, bem como um espaço totalmente equipado para a realização de workshops, eventos e apresentações, ao serviço da nossa missão de sustentabilidade.

 

Nota sobre a autora

Tenho 38 anos acabados de fazer. Há cinco, juntamente com o meu marido, sonhámos a Maria Granel, um projeto pioneiro em Portugal – a primeira “zero waste store” do país – que é hoje mais do que uma loja. É a minha missão e o sentido dos meus dias. E o meu compromisso inabalável com o futuro: ajudar a reduzir o desperdício e a eliminar o plástico descartável. E acredito, com a determinação que só a loucura lúcida às vezes nos dá, que é possível e que temos esse dever para com as gerações futuras. O plástico tem (tem de ter) os dias contados. E não basta falar sobre o problema, mostrar os números no habitual tom catastrofista – é preciso é mostrar que as soluções já existem. E que a revolução começa em cada um de nós. Com passos pequeninos, mas com força de ELEFANTE.

Eunice Maia

Sócia fundadora da Maria Granel

938617106

 

Loja 1 – Alvalade

Rua José Duro, 22B

Loja 2 – Campo de Ourique

Rua Coelho da Rocha, 37

 

 

 

Facebook  | https://www.facebook.com/Maria-Granel-1072427056109273/?pnref=lhc

Instagram | https://www.instagram.com/mariagranel.lx/

Web | www.mariagranel.com

Loja on-line  |  www.mariagranel.com/loja  

Pinterest | https://pt.pinterest.com/mariagranellx/

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

1 comentário em “Maria Granel: um bocadinho da nossa história

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios