Grande pinta, Covilhã

 

O Alkimya restaurante aposta num conceito de recuperação de pratos tradicionais com muita qualidade e na utilização de produtos endógenos revisitado pela criatividade de um Chef. A equipa leva muito a sério a sustentabilidade e, por isso, não são usados  plásticos e a  iluminação é toda LED. 80% da matéria-prima utilizada no negócio é produzida num raio de 40 km do restaurante. Para além do menu de Peixe e Carne existe um menu Vegetariano (oferta rara na Região). O  Alkimya apresenta-se como uma experiência de modernidade em que a Gastronomia de autor e a cultura se juntam no sonho da descentralização destes conceitos para um interior que tanto deles precisa.

 

 

Nasce do sonho de um casal que só tem boas ideias e vontade de fazer diferente e arriscar. Os proprietários do Natura Glamping já tinham feito a diferença na Região e no país com um dos espaços de campismo de luxo mais premiados a nível europeu. Agora decidem revolucionar a lógica de restauração da Covilhã, inaugurando na zona histórica da cidade um restaurante-bar que promete uma carta de excepção, mas também tem como ambição juntar à excelente comida os melhores vinhos e a mais animada tertúlia. Ou seja, como o nome indica, no Alkimya tudo se experimenta, tudo se mistura, tudo se vive: gastronomia, história e cultura à mesa da Covilhã num projecto tão ambicioso como inovador… e arriscado.

Abriu no dia 27 de Março na antiga Biblioteca Do Café Concerto e o novo restaurante da cidade apresenta uma “alquimia” entre os conceitos de bistro (pequeno restaurante) e wine and dine.

O casal de empresários da região, Jorge Pessoa e Elga Correia desafiaram o Chef Flávio Silva – cuja pegada na cozinha portuguesa passa pela constante conjugação dos produtos endógenos da gastronomia regional à contemporaneidade e sofisticação – e fez assim nascer para o Alkimya um conjunto de  pratos que alia a melhor memória gustativa ao património afectivo de quem os experimenta.

A equipa do Chef, muito autónoma, jovem e entusiasmada, é formada por profissionais recém-formados na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

De deixar água na boca, encontramos na carta do Alkimya pratos como Javali e feijoca,  Arroz de Carqueja, Filete de truta com puré de cherovia e azeite de citrinos, ou ainda, café biológico e bebidas regionais. Os melhores vinhos e sobremesas assentes nas tradições locais (papas de carolo, Crumble de Pêra Rocha com vinho do Porto). Excelente alternativa é também o menu vegetariano, delicioso e que marca a diferença por ser oferta muito rara na região.

Durante a semana, a carta inclui o Menu Executivo (9€) ao almoço, e, ao Domingo um brunch por 18€, com bebida incluída.

Alkimya, um espaço que promete a memória das melhores mesas e das melhores conversas.

 

Contactos

Avenida Frei Heitor Pinto Nº 1 (na antiga Bibliotega Café Concerto), 6200-113 Covilhã

Site

alkimyarest@gmail.com

275 334 174

Facebook

Instagram

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest