Gentileza

– Eu vou para o recreio sem gorro, porque acho que não me fica nada bem! – disse ela em tom arrogante e com cara de senhora do seu nariz.

(Olha agora! Mas que porra é essa??? Tu Gabriela!?! Tu dizeres-me que não queres usar um gorro quando está menos um grau, porque não te fica bem??? Tu Gabriela!?! Estes anos todos a dar-te alimento para a alma, e tu vens-me com estas merdinhas??? Com estas insignificâncias? Preferes apanhar uma pneumonia??? O que tens tu na cabeça? Tu vais para a escola, não vais desfilar num show de moda! Mas o que aconteceu à tua cabeça miúda??? Onde anda a minha filha??? Que merdas são estas de estares preocupada com o que “te fica bem”, invés de pensares “quero brincar na rua e por isso tenho de me agasalhar”? Quando foi que te tornaste nesta pessoa sem substância? O que aconteceu à tua consciência? E tudo isto por causa da porra de um gorro!!! Caramba Gabriela, pensava que já eras crescida o suficiente para tomares decisões sensatas!)

Depois destes pensamentos afrontarem a mãe que tento ser todos os dias, respirei fundo e respondi-lhe:

– Tens duas opções: ou pões o gorro e podes brincar na rua com os teus amigos, ou eu falo com a professora, informo-a que tu não te gostas de ver com gorro, e por isso preferes ficar na sala de aula durante os recreios.

E depois disto, deixei-a na escola aliviada, porque apesar do cansaço e falta de paciência que os dias acarretam, tive a sensatez de guardar para mim palavras menos gentis, e que só iriam demolir o coração- o dela e o meu. E no fundo, se quero tanto que eles aprendam a ser soldados da gentileza, como posso ser eu um coronel da brutalidade?

(ps: não temos de verbalizar toda a merda que nos passa pela cabeça!)

Nota sobre a autora

Sofia Isabel Vieira
Autora das Aventuras do Noronha e do projecto Pais com P Grande.
Crente de que #oamorcuratudo.
Aventureira, sonhadora visceral e arquitecta da minha própria vida. Vivo com propósito e por isso tenho uma necessidade constante de escrever sobre isto.
Facebook
Instagram

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios