Férias com os miúdos… e 0% de stress

Continuamos a explorar a Costa Alentejana no período de férias, uma das mais belas e tranquilas regiões do nosso país. Desta vez, a pesquisa levou-nos ao turismo rural “Pé no Monte”, em São Teotónio, um projeto apaixonante que nasceu do sonho de um casal – Helena e Gonçalo – que decidiu mudar-se com os três filhos para o Alentejo depois de uma longa temporada a residir no estrangeiro. Aqui tudo foi pensado ao pormenor para que os hóspedes se sintam em casa, tendo como principais destinatários as famílias.

 

“Onde estão os miúdos?” é uma pergunta que certamente não vão fazer enquanto aqui estiverem a gozar uns belos dias de férias… Isto porque o espaço foi estrategicamente concebido para que os principais equipamentos de lazer fossem comunicantes. O que é que isto significa? Que podem estar de papo para o ar a beber um cocktail de frutas à beira da piscina enquanto os vossos filhos saltam no trampolim, jogam uma partida de futebol no campo relvado, constroem castelos na caixa de areia ou brincam na casinha de madeira (fiquei doida com a casinha!). Estejam onde estiverem, nunca os perdem de vista! Se vos apetecer experimentar uma atividade em família, também têm muito por onde escolher: um passeio de burro ou a cavalo, uma volta de bicicleta pelo monte, explorar a região num jeep 4×4, fazer uma aula de surf e terminar toda esta agitação com uma relaxante massagem. Garanto-vos: assim que pomos o “Pé no Monte” é impossível ficarmos parados!

Outra grande mais-valia deste turismo rural são as acomodações. Para além dos quartos, com tipologias diversas, têm a possibilidade de escolher os apartamentos com um ou dois quartos, caso pretendam ficar mais autónomos e com maior privacidade. Os apartamentos são super-confortáveis e a decoração é moderna, colorida e de muito bom gosto. Nós ficámos no T2, que tem uma kitchenette totalmente equipada e uma sala bastante generosa onde os miúdos podem brincar à vontade.

As portas do restaurante estão abertas o dia inteiro, começando logo às 9h com um irresistível pequeno-almoço. Eu acompanhei as minhas torradas de pão alentejano com um café bem forte, bolo caseiro de chocolate e maçã e terminei com uma taça de mirtilos – frutos deliciosos e cheios de benefícios para a saúde que, (descobri mais tarde), são produzidos nesta região essencialmente para exportar.

A recordação mais engraçada que levo do “Pé no Monte” é a carrinha pão de forma que está estacionada em frente a uma das piscinas. É a imagem de marca deste turismo rural. À primeira vista parece apenas uma antiga carrinha recuperada, mas o seu tecto descapotável revela aos mais curiosos um pequeno bar self-service onde os hóspedes podem preparar uma bebida ao final da tarde enquanto observam o magnífico pôr-do-sol alentejano. Cinco estrelas!

Mais um local assinalado no mapa. Qual será o nosso próximo destino?

 

Bloco de Notas

Preço diário Quarto Duplo: 160 euros (época alta)

Preço diário Apartamento T2 /até 6 pessoas: 240 euros (época alta)

Alojamento: 8 quartos, 2 estúdios e 7 apartamentos.

Equipamentos: restaurante, 2 piscinas, campo de futebol, salão de jogos, trampolim, baloiços, casa de madeira.

 

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest