Esta sim é a 3ª Guerra mundial

Quando começa o ano 2020 e, enquanto ainda se gritava que este seria um excelente ano, o melhor de todos. Enquanto ainda se prometia que esta nova década seria aquela onde todos seríamos felizes e bem-sucedidos. Enquanto, ainda estávamos na última passa já os EUA e os Irão estavam a deitar por terra toda esta onda de esperança.

            Dois ex-namorados, que se gladiavam para ver quem atacava com mais força. Um medir de pilas que terminou com uns mísseis daqui; outros dali. Pelo meio, um avião de civis e pronto! Diluíram-se as raivas os ódios, começou a desinformação e o mundo que já só replicava hashtags voltou-se para outra coisa. Bem se sabe, que não se pode esperar muito por uma terceira guerra mundial. Ou começa logo, ou então, já não temos tempo para isso, o feed de instagram tem de se alimentar com outras imagens e com outros hashtags.

            Pois, para todos os que anteciparam o cenário de 3ª Guerra Mundial, e acharam que falharam nas suas previsões, temos boas notícias. Ela está aqui! Há muitos receios em se iniciar uma guerra, nenhum país quer ser o primeiro. A economia é global, as fronteiras são abertas e todos lucram muito com isso.

            Estes são novos tempos, onde já não são as ameaças visíveis que nos derrubam, mas sim as invisíveis. Onde não se sujam mãos. A ameaça vem de mansinho, e de forma invisível. Algo microscópio que joga todas as peças do tabuleiro de xadrez. Hong Kong, deixa de ter protestos, a guerra comercial China vs EUA ganha outros contornos, a Síria fica (re) esquecida, a Turquia joga sujo, a Europa fica a ver e quando lhe bate à porta começa pela sua bota que fecha milhões em casa, e os outros com medo do que viram replicam. No meio de tudo isto há uma economia que se começava a espreguiçar que fica a marinar…

 Em poucos dias, ficam todos fechados em casa, todos têm de ter tempo para parar, todos têm de cancelar compromissos inadiáveis! Ninguém vê o inimigo, mas ele assolou com força e lembrou-nos a nossa fragilidade. Somos bem pequenos quando algo ameaça a nossa rotina. Esta é a guerra da década. Esta é uma nova forma de fazer guerra.

O mundo é outro, dá que pensar, já não controlamos nada. Todas as agendas, todas as listas, todos os mails, todas as análises políticas e económicas não determinam nada, quando algo microscópico, aparece em velocidade supersónica e nós, que sempre fizemos maratonas, que nunca paramos, temos de parar! De repente a geração do sem tempo, ficou paralisada no tempo.

Esta foi a geração que teve de combater a 3º Grande Guerra a partir de casa, sem sujar as mãos. Pelo contrário, com elas bem lavadinhas. Quer parecer que muitos perceberam que hoje as guerras podem ser feitas de forma mais limpa e mais subtil.

Esta foi a 3ª Guerra Mundial, mas podemos dizer que foi a primeira destes novos tempos!

Nota sobre a autora

O meu nome é Inês Pina.

Sou uma marrona que não gosta de estudar, uma preguiçosa trabalhadora e uma fala-barato solitária.

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios