É fácil mudar-se para um estilo de vida saudável?

 

Escolhi o tema da mudança para o meu primeiro artigo nesta plataforma porque é algo que muitas vezes me questionam. “Como conseguiste mudar para um estilo de vida mais saudável?”, “O que te levou a esta mudança?”, “Foi fácil?”, “Achas que valeu a pena?”, “Que mudanças positivas sentiste?” entre muitas outras questões.

A resposta principal é SIM, valeu muito a pena e hoje sou mais feliz porque mudei. Mas se fosse fácil não era para mim, por isso vamos por partes.

Até 2011 sempre me alimentei de forma “normal”, comia de tudo um pouco. Em casa dos meus pais sempre se comeu bem, sopa em todas as refeições, fruta, etc, mas desde que fui estudar para outra cidade e viver sozinha, em 2009, as coisas mudaram um bocadinho.

Não me preocupava minimamente se o que comia me fazia mal então era de tudo, tanto opções mais saudáveis como pizzas, hambúrgueres, lasanhas, comida congelada, chocolates, gomas e tudo que me apetecesse. Um ano depois fui de Erasmus para Itália e ainda piorou. Massas e pizzas todos os dias e a qualquer hora. E o pior foi quando voltei a Portugal.

A minha mãe via-me com excesso de peso mas não tinha coragem de me dizer que estava gordinha porque sabia que eu ia sofrer; tentou ir avisando. Num determinado dia olhei-me ao espelho e pensei que NÃO DAVA MAIS. Estava gordinha, não me sentia bem com o meu corpo, estava a começar a privar de viver a vida por ter complexos e não podia continuar assim! E foi aí que disse: ACABOU-SE! (mas longe de imaginar que hoje estaria aqui).

Na altura, isto em 2011, eu e uma amiga de faculdade decidimos começar uma dieta: não foi a melhor opção, não tive acompanhamento e estava pouco nutrida, não recomendo. Mas foram 2 meses em que perdi 6kg e que me deram a força e motivação para mudar.

É que eu comecei não só a sentir-me bem com uma alimentação mais saudável, como comecei novamente a sentir-me bem com o meu corpo, o meu cabelo começou a crescer, as minhas unhas, a minha pele estava mais brilhante… E eu pensei: a alimentação tem assim tanto impacto? Não tinha a mínima noção disso. E foi aí, já em 2012, que a paixão começou.

Sou uma pessoa naturalmente curiosa… Comecei a comprar livros de alimentação e receitas, a ler blogs, artigos, passar horas nos supermercados a ler rótulos e dei por mim a ser feliz a comer bem. E quanto mais coisas industrializadas e carregadas de açúcar retirava da alimentação, melhor me sentia: por fora e por dentro! E este é o segredo.

Não podemos mudar de estilo de vida porque queremos ser magras, temos de querer mudar pela nossa saúde e bem-estar. Porque acredito que com uma alimentação limpa, sem açúcares refinados, sem gorduras trans, sem fritos, sem refrigerantes, com menos produtos industrializados, com muita água, frutas e verduras temos mais saúde, mais energia e somos mais felizes! E prevenimos, prevenimos aquelas doenças que hoje todos falam mas ninguém questiona porque aparecem.

E por isso em 2014 decidi lançar o blog. Sou muito comunicativa e adoro conhecer e falar com pessoas. Quando comecei a perceber o impacto desta mudança tive a necessidade de passar esta informação aos outros: família, amigas, conhecidos e o máximo de pessoas possíveis.

O meu namorado desafiou-me a criar o blog e hoje cá estou, feliz, realizada, mas nunca parada. A alimentação está em constante evolução e eu todos os dias aprendo sozinha e convosco. Espero continuar a ser feliz a comer bem, a praticar desporto, a sorrir e a aproveitar a vida.

O truque? A mudança tem de ser gradual e sempre com EQUILÍBRIO.

O importante? Sentirmo-nos bem e felizes com as nossas escolhas.

 

 

 

Nota sobre a autora

Chamo-me Regina, tenho 27 anos e sou Vimaranense. Formada em Economia e com mestrado em Marketing. A viver no Porto há 9 anos e a trabalhar há 5. Atualmente responsável de marketing e comunicação na área da saúde e apaixonada por alimentação saudável, desporto e viagens. Muito comunicativa, energética e trabalhadora. Aos 22 anos descobri a minha paixão e desde essa altura sou muito mais feliz. O segredo foi lutar sempre, sem nunca desistir. Os sonhos são todos possíveis, só dependem de nós. Conheçam-me melhor através do meu blog e redes sociais.

 

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest