Dia Mundial da Dança

Dia 29 de abril é o Dia Mundial da Dança e, apesar de só ter sido instituído em 1982 pelo comité Internacional da Dança da UNESCO, está presente connosco desde a pré-história. É certo que nos dias de hoje vê-se espelhada em vários estilos, mas todos os que dançam partilham a mesma paixão.

A dança é algo com que nos deparamos desde de pequenos. Podemos não nos aperceber, mas vivemos rodeados dela. Desde as danças infantis (porque todos nós conhecemos a dança dos patinhos!), ao típico “pézinho de dança” dado nos bailaricos.
Resumindo, a dança não é apenas algo que fazemos para nos mexermos, ela nasce connosco e através dela podemos nos expressar de formas inimagináveis.

Com a dança somos capazes de nos divertir.
Com dança mostramos atitude, ousadia, garra, determinação.
Com a dança fazemos transparecer a nossa personalidade e os nossos sentimentos.
Com a dança a música flui pelo nosso corpo substituindo o nosso sangue.
Com a dança vamos até aos nossos limites e tornamo-los ilimitados.
Com a dança temos a sensação de alcançar o céu com um simples salto.
Com a dança atingimos novas alturas na ponta dos dedos.
Com a dança vamos quebrando barreiras, estereótipos e vamos vencendo batalhas.
A dança aproxima-nos ao longo do globo, talvez porque tem o poder de falar ao coração sem usar palavras.

Está provado que quem dança é mais feliz, por isso podemos considerarmo-nos uns sortudos por ter a felicidade aos nossos pés.

Nota sobre a autora

Sou a Helena tenho 14 anos e vivo no Porto. Gosto de escrever textos de opinião, pronto vá textos argumentativos, como diz a minha querida professora Cláudia de português que tanto me ensina! Talvez o faça, pois desde sempre que gostei de mostrar claramente as minhas convicções e lutar pelo que acredito, enfim gosto de um bom debate e de tratar assuntos polémicos. Dizem que falo muito alto e que me entrego de corpo e alma a um assunto. Admito que é verdade.

A dança é a minha verdadeira paixão, danço desde os 3 anos e senti que devia escrever este texto, pois acredito que a dança ainda é muito desvalorizada na sociedade e não entendo porquê. Quis transmitir a sua importância, pois esta foi e é essencial desde os momentos mais tristes aos mais felizes da minha vida. Com a dança vivo um amor daqueles de filme que vai durar até ao fim da minha vida.

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

1 comentário em “Dia Mundial da Dança

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios