Desperdícios nas festividades

Uns dias após as grandes festas, já parou para refletir na quantidade de recursos gastos para as festas da Passagem do Ano?! (já nem falo no Natal… e no consumo exorbitante de presentes)

Você deve ter sido um dos portugueses, um dos habitantes deste mundo, que em conjunto com outros milhões, se encheu de enfeites supérfluos de “Happy New Year”, sejam eles chapéus, cornetas, confetis, balões, entre outros… e para quê isto tudo?… só para embelezar a festa, para torná-la mais apelativa, mais engraçada e para embelezar as fotografias para postar nas redes sociais?

Mas já refletiu na quantidade de recursos, de papel e plástico, gastos para produzir todos esses adereços?!… só para uma noite!!!

Já refletiu que pelo mundo inteiro, imensas foram as festas de final de ano e milhões foram as pessoas que compraram esses adereços, tal como você… já pensou nisto?! Já pensou no desperdício de milhões de recursos para uma festa tão efémera…

E no final da noite… Será que no final da noite alguém separou e fez a triagem desses resíduos? Ou deitaram simplesmente para o lixo? Ou pior ainda, será que ficaram espalhados pelas ruas?? Mesmo que você não tenha deitado para o chão e ache que fez uma grande coisa em deitar para o lixo comum, espero que tenha noção que esse lixo vai diretamente para um aterro, no qual vão ser necessários anos e anos, em alguns casos, mais tempo do que lhe resta de vida, para sofrer a decomposição…

Já refletiu como começou o ano? Já pensou como foi egoísta para com o seu próprio planeta… logo no 1º dia do ano?

Já refletiu como são finitos os nossos recursos… e já pensou como somos a espécie mais egoísta para com o nosso planeta, que o sobreexplora para benefício próprio, sem refletir sobre as consequências…

Deixo aqui uma mensagem… Ainda pode remediar a situação, se mudar de atitude… Mentalize-se que devemos reduzir o nosso consumo e comece a agir em consonância com isso! Mesmo antes de pensar em reciclar, o nosso objetivo tem mesmo que ser Reduzir!

Aproveito para deixar esta mensagem, porque estamos numa época de saldos… e pelo bem do seu planeta: compre só o que for realmente importante… lembre-se, por exemplo, que são necessários 7mil litros de água para produzir um par de calças de ganga… sim… leu bem… 7 mil litros!!!

Antes de comprar, pense, reflita se é mesmo necessário…

Se cada um fizer a diferença é possível ajudar o planeta! O planeta agradece… e lembre-se “Não herdamos a Terra dos nossos pais, pedimo-la emprestada aos nossos filhos”

Nota sobre a autora

Sofia Coelho, 32 anos.

Professora, por vocação e por paixão.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”, como dizia Gandhi é o meu lema de vida. Por isso é que quero que, esta minha passagem pela Terra, não seja uma simples passagem, quero deixar cá a minha marca… quero deixar a Terra um melhor planeta do que quando o encontrei. Para isto nada melhor do que ir formando as futuras gerações, a serem menos egoístas e consumistas, e a pensarem mais nos outros e no nosso planeta, porque na verdade Somos Um.

Mas esta mensagem deve chegar também a toda a gente, por isso aceitei o desafio do Elefante de Papel e comecei a escrever sobre Ambiente e Sustentabilidade.

Adoro escrever, tudo o que penso e sinto… para mim é a forma mais pura de expressar o que me vai na alma!

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

1 comentário em “Desperdícios nas festividades

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios