Como ter um sono tranquilo e reparador de forma natural

 

Dormir é tão importante e essencial como respirar ou comer. No entanto, nem sempre damos o devido valor ao acto de dormir. O sono tem uma importância fulcral na nossa saúde. Precisamos de dormir, não só para descansar, mas também para que o nosso organismo possa continuar a funcionar de forma harmoniosa e equilibrada. Além disso, é durante o sono que decorrem vários processos que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, tais como a síntese de proteínas, a segregação de hormonas, a reparação celular, entre outros. 

Nos dias que correm, são cada vez mais as pessoas que têm dificuldade em conciliar o sono, o que acaba por ter consequências directas na sua saúde. O ritmo cada vez mais acelerado, o stress, os problemas de saúde, a alimentação incorrecta e a incapacidade de vivermos no aqui e agora, contribuem para que os problemas relacionados com o sono sejam uma constante na vida da maioria das pessoas. Se uma noite sem dormir, ou a dormir mal, faz com que, no dia seguinte, nos sintamos completamente em baixo, o que fará se essa dificuldade em dormir se prolongar.

Felizmente, há algumas estratégias [naturais] muito simples que podemos adoptar para melhorar a qualidade do nosso sono.

Meditação. Costumo dizer que a meditação é o melhor sonífero que há. Ao ajudar a desacelerar, a relaxar, a silenciar a mente e a permanecer no momento presente, a meditação acaba por induzir um estado de leveza profundo que rapidamente conduz a um sono tranquilo.

Respeitar o ritmo circadiano. O ritmo circadiano é uma espécie de relógio, controlado pelo hipotálamo, que induz a actividade durante o dia, quando há luz natural, e o relaxamento à noite, quando o sol se põe. No fundo, é o sol que vai induzir o funcionamento do nosso ritmo circadiano, dai termos energia para trabalhar enquanto há luz natural e sentirmo-nos mais cansados e relaxados quando já é noite. Mas o que acontece, hoje em dia, é que a maioria de nós não respeita este ritmo: trabalhamos pela noite dentro, levantamo-nos com o sol já alto ou, pior ainda, dormimos apenas três ou quatro horas. Para termos um sono profundo e reparador, devemos tentar respeitar este ritmo. Claro que a maioria de nós não vai dormir às nove da noite, no entanto, podemos começar por definir uma hora de deitar [por exemplo, às 22h30 ou 23h00] e respeitar ao máximo essa rotina. Com o tempo, o organismo começa a entrar novamente no ritmo e conciliar o sono torna-se mais fácil.

Beber um chá tranquilizante. Os chás aconselhados para tomar à noite são os tranquilizantes e relaxantes, como camomila, tília, erva-príncipe, cidreira, cujas propriedades naturais ajudam na indução do sono.

Tomar um banho relaxante. Tomar um banho morno ajuda imenso a relaxar, principalmente para quem tem problemas de rigidez e dor muscular. Podem também colocar na água duas ou três gotas de óleo essencial de lavanda, que tem propriedades calmantes [e um aroma maravilhoso], para potencializar ainda mais o efeito relaxante do banho.

Reduzir a exposição à luz artificial. Antes de dormir, devemos sempre reduzir a luz artificial no meio envolvente, para que o cérebro vá percebendo que está na hora de descansar e começar a produzir melatonina [hormona responsável pelo sono]. Devemos desligar as luzes gerais e acender um candeeiro de luz mais amarela [os candeeiros de sal dos Himalaias são maravilhosos e super relaxantes] e até umas velas para criar um ambiente mais relaxante.

Desligar as tecnologias. Passamos o dia ligados à rede, o que contribui para a nossa mente ficar ainda mais acelerada. Por isso, quando chegamos a casa e, principalmente, após o jantar, devemos desligar as redes sociais e até mesmo o telemóvel/computador.

Colocar música ambiente. Uma música calma é óptima para ajudar a induzir o relaxamento e o sono. Há mesmo quem só consiga adormecer com música. Os chamados ruídos brancos, como o barulho da chuva e do vento ou o som das ondas do mar, são óptimos para esse efeito.

Ler. A leitura antes de dormir não funciona para toda a gente. No entanto, há quem consiga induzir o sono através da leitura, portanto, não custa tentar.

Convém referir que cada caso é um caso, e que há situações que requerem outro tipo de intervenção mais específica. No entanto, pode sempre experimentar algumas destas estratégias naturais e ver se funcionam consigo.

Nota sobre a autora

Chamo-me Catarina Vasconcelos, tenho 31 anos, sou enfermeira de profissão, terapeuta holística por vocação e escritora por paixão. Quis o destino que tivesse a imensa sorte de poder conciliar estas três áreas no meu trabalho actual. Depois de ter exercido enfermagem durante oito anos, e depois de um quadro de doença que me obrigou a parar e a repensar toda a minha vida, decidi dar asas às minhas grandes paixões e agarrar a vida por inteiro. Fui estudar terapias energéticas/holísticas, comecei a tirar os meus textos e crónicas da gaveta para mostrar ao mundo e, aos poucos, estou a tentar construir um conceito diferente de exercer a minha profissão, integrando nela todas as minhas paixões. Desta forma, nasceu o meu blogue Serenamente, onde partilho dicas de saúde, terapias e reflexões para uma vida mais saudável, serena e feliz. 

Site: https://serenamente.pt/category/saude/

Facebook: https://www.facebook.com/serenamentecatarina/

 

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios