Como praticar turismo sustentável

Como praticar turismo sustentável
O turismo sustentável é aquele que oferece uma experiência satisfatória aos turistas e se preocupa com os aspetos ambientais, económicos e socioculturais inerentes à sua atividade. Nesta medida, o turismo sustentável faz o uso adequado dos recursos ambientais, respeita a autenticidade sociocultural das comunidades locais e garante que os benefícios socioeconómicos inerentes à indústria são estáveis e distribuídos de forma justa por todas as partes envolvidas.
Contudo, não cabe apenas à indústria do turismo zelar por estes princípios, enquanto turistas e/ou viajantes existem práticas que podemos adotar para salvaguardar os locais que visitamos.

  • Respeite a identidade cultural das comunidades que visita
    Informe-se sobre as regras de vestimenta em locais públicos ou religiosos e procure perceber se o uso dessas vestimentas por parte de um visitante pode ser considerado ofensivo ou apropriação cultural.
    Peça autorização antes de tirar uma fotografia com propriedade privada ou pessoas. A resposta, muito provavelmente, será positiva e desta forma, evitará possíveis desconfortos.
  • Escolha formas de viajar mais amigas do ambiente
    Use transporte público quando possível ou ande a pé.
    Caso visite países como a Índia ou China, notará que as viagens de comboio são uma boa forma de conhecer os países em questão. E se tiver que alugar um carro, por que não usar um carro elétrico ou híbrido?
  • Faça doações informadas
    Se quer ajudar os menos favorecidos procure organizações que atuem nesse sentido. Doações feitas por impulso podem promover uma cultura de dependência ou mendicidade.
  • Apoie a economia local
    Por vezes, as lembranças artesanais e confecionadas à mão, não são as mais baratas contudo se quer contribuir para um turismo mais sustentável e tem os meios para o fazer, esforce-se por comprar produtos locais. Para além de ajudar a economia local, terá um produto autêntico e representativo da região que visitou.
  • Frequente cafetarias e restaurantes locais. Desta forma, terá acesso à culinária local e nalguns casos, verificará que os preços são bastante acessíveis.
  • Não se esqueça de investigar sobre a cultura do país face à comida: Come-se com as mãos? Ou com outros utensílios que não a faca e o garfo? Adaptar-se a estas situações contribuirá para o enriquecimento da sua experiência cultural e mostrará cortesia para com os nativos da região.
  • Reduza o desperdício e o plástico
    Muitos países não têm sistemas de tratamento de resíduos nem de reciclagem por isso evite a compra de garrafas de plástico, recorra a filtros e purificação da água, use sacos reutilizáveis nas idas às compras e opte por não comprar produtos embalados.
  • Faça um uso consciente da água
    Existem hotéis de luxo em regiões com falta de água cujos gastos, diários e por hóspede, são superiores ao total de água disponível para uma aldeia inteira nas zonas menos turísticas. Por isso, não seja descuidado no uso que faz da água. Quando fizer a barba ou escovar os dentes, não deixe a água a correr dado que pode estar a desperdiçar mais de 50 litros, uma quantidade que pode fazer toda a diferença para o bem-estar da comunidade que visita.
  • O mau trato de animais não é uma atração turística
    Não interfira no habitat natural dos animais em prol de uma fotografia ou experiência e não participe em atividades que exploram animais para o seu “entretenimento” como os comuns passeios de elefante na Tailândia.
  • Não compre nem coma espécies em perigo
    Colares de dente de tigre, esculturas de marfim com dentes de elefante, patas ou asas de animais, roupas de pele, são exemplos de produtos ilegais que põem em perigo a vida animal.
  • Recorra aos serviços de empresas com práticas sustentáveis
    Informe-se acerca das políticas que a sua agência de turismo e o seu fornecedor de alojamento (hotel, pensão, pousada) praticam e apoiam. – Têm uma política ambiental? Asseguram condições de trabalho justas? Contratam locais? Contribuem para a preservação do meio ambiente e da vida selvagem?

Como vê existem inúmeras formas de viajar de forma responsável e sustentável e grande parte delas são fáceis de pôr em prática, basta estar disposto a incluir pequenas práticas no seu quotidiano enquanto turista ou viajante.

Referências:
“Definition”. World Tourism Organization. http://sdt.unwto.org/content/about-us-5
“Sustaining Tourism’s Guide to Being a Responsible Traveller”. Sustaining Tourism. 2008. http://sustainabletourism.net/sustainable-tourism/travel-tips-responsible-traveltips/
“Turismo Sustentável: Como Contribuir?”. National Geographic. 2 de Outubro de 2018. https://www.natgeo.pt/viagem-e-aventuras/2018/10/turismo-sustentavel-comocontribuir

Nota sobre a autora

O meu nome é Natália Correlo, tenho 23 anos e estou a começar a minha carreira enquanto Content Writer e Freelancer.
Escrevo porque tenho coisas para dizer. É simples mas é verdade. Afinal, um bom escritor é aquele que tem algo a dizer e uma maneira particular de o fazer.
Podem-me encontrar no Linkedin

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios