Como pode poupar com a família a aumentar

Quando a família aumenta é sempre uma alegria! Deve ser também algo muito bem planeado no que diz respeito às contas que vai passar a ter, porque aumentam as despesas e neste caso a preparação com a devida antecedência ajuda muito.

Aqui ficam algumas dicas:

– Defina prioridades nas compras que faz, ou seja, compre apenas o que é prioritário numa primeira fase, aquilo que vai precisar mesmo para os primeiros três meses do bebé em vez de comprar em grandes quantidades e muitas vezes só porque é muito giro ou porque os amigos também têm para os filhos.

– Já pensou em comprar coisas em 2ª mão? Está muito na moda! Já existem lojas específicas de artigos em 2ª mão. Mas atenção, deve sempre cumprir as normas de segurança e de bom estado. No caso dos bebés, as coisas têm muito pouca utilização por causa do crescimento rápido dos bebés e rapidamente não serve porque cresceu! Procure lojas de vestuário mais económicas, sempre com a gestão financeira bem compensada, comprando à medida que vai precisando e não tudo de uma vez.

– Os brinquedos e peluches, são uma tentação evidente, mas é uma tentação que é importante resistir, principalmente se somos nós a gerir o dinheiro. Caso sejam dados por amigos ou familiares, claro que sim, ajudam no orçamento.

– Antes de comprar algum utensílio de bebé para o carro ou casa, pense bem quanto tempo o bebé irá usar e se fará mesmo sentido.

– Pergunte a amigos e familiares que já tiveram algum bebé, que possam emprestar, por exemplo, uma banheira, a alcofa, o berço, entre outras coisas que possam minimizar a sua lista de custos. Pedir emprestado, não faz mal nenhum e a carteira agradece! Vai ver que, de certa forma, até pode ser uma maneira de “despachar”, coisas que já não usa e que é muito melhor reutilizar.

– Crie uma lista especificamente para o bebé, ou seja, aquilo que ele vai precisar e utilizar verdadeiramente. Entregue essa lista aos seus amigos e familiares. Vai fazer com que receba exatamente o que precisa.

A antecedência também pode ser a inimiga em certas alturas, ou seja, não convém comprar muita coisa para o bebé com muita antecedência. As crianças crescem muito depressa e rapidamente deixa de fazer sentido, ou porque nunca chegou a vestir ou porque é um brinquedo que não liga nenhuma, etc.

Quanto mais bem feita ficar a gestão do orçamento, ainda mais quando a família está a crescer e quanto mais eficaz for o planeamento, maior é a probabilidade de conseguir poupar dinheiro, e com esta poupança pode sempre ter como objetivo colocar de parte, para algo que possa ser necessário para o bebé. E não se esqueça do mais importante, ser feliz e aproveitar cada momento, como sendo único.

Carina Meireles.

Para saber mais dicas e novidades, acompanhe tudo em:

Instagram

Facebook

Linkedin

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios