Como fazer com que uma criança se apaixone pela leitura

É difícil para um livro competir com conteúdos para tablets e smartphones? Sabemos que sim, principalmente quando falamos de crianças. Mas não é impossível! Se o seu filho ainda não demonstra grande interesse pela leitura e prefere ficar colado aos ecrãs como pastilha elástica à sola do sapato (horas a fio, se o deixar) saiba que ainda vai muito a tempo de se apaixonar pelos livros e pelo universo mágico que os envolve. Na verdade, por mais que a tecnologia evolua, por mais jogos, apps e vídeos que se lancem para o mercado, não há nada que substitua o prazer real de folhear um bom livro, com uma história que desperte a criatividade e os sentidos. O importante é começar sem pressas, criar o hábito na criança aos poucos e fazer com que se interesse por esta descoberta. Para ajudar, no início, há dois ou três truques aos quais pode recorrer:

– Escolha um livro com uma capa apelativa (colorida, divertida, com um título forte);

 – Folheie e tente perceber se a história tem potencial para cativar o seu filho, criando vínculo e identificação. Leia-lhe uma pequena passagem para ver como reage. Será sempre mais eficaz se a criança sentir que a escolha também passa por ela;

 – Opte por um livro com boas ilustrações. Entre os 2 e os 7 anos as imagens são um complemento fundamental para que o pequeno leitor compreenda melhor as mensagens, funcionando também como um óptimo isco nestas idades.

Criar um ambiente propício à leitura também é importante para que a criança se sinta motivada e envolvida na experiência. Escolham um local confortável da vossa casa e comecem por ler o livro juntos, interpretando a narrativa e comentando as ilustrações que vão surgindo. As crianças aprendem através do exemplo, por isso, se os pais tiverem hábitos de leitura será mais fácil que os filhos os adquiram também.

“Mas afinal… que livros devo comprar?”

Para poder apresentar-vos algumas sugestões resolvi pedir a ajuda de uma especialista. A minha amiga Joana tem sete anos e é uma verdadeira “papa livros”.

Começou a organizar a sua biblioteca privada aos cinco e neste momento já conta com mais de cento e cinquenta histórias infantis de autores nacionais e estrangeiros das quais cuida como se fossem tesouros. Aqui fica o TOP 5 dos seus favoritos:

Este é um dos mais antigos na estante da Joana e já foi lido e relido vezes sem conta! Brincar com as letras do abecedário e descobrir como podem conjugar-se para formar palavras é a proposta da Luísa Ducla Soares.

Para aqueles que gostam de suspense… este é o livro certo! As ilustrações fortes e vibrantes captam a atenção desde a primeira página, dando vida a um personagem super divertido que está sempre a provocar o leitor, levando-o sorrateiramente a avançar na história.

Apesar de ocupar pouco espaço na estante, este livro está repleto de mulheres incríveis que realizaram grandes feitos, seguindo o seu coração, o seu talento e os seus sonhos. Ao folheá-lo vão descobrir as pinturas de Frida Kahlo, a luta que Emmeline Pankhurst travou pela conquista do voto para as mulheres, a história da estilista Coco Chanel e de tantas outras mulheres que revolucionaram o mundo em que vivemos. A não perder!

“A Menina e o Cisne” é um clássico que nos transporta para um universo de fantasia criado pela inesquecível Rosa Lobato de Faria, povoado por fadas, bruxos e cisnes encantados. O leitor é desafiado a resolver o misterioso desaparecimento de Camila, trazendo-a de volta.

Se o momento de apagar a luz é sempre um drama na hora de dormir… a história do Lucas e de como ele conseguiu ultrapassar o medo do escuro pode ajudar a resolver o problema. Este é, sem dúvida, um dos favoritos da Joana… e dos pais também. As ilustrações são simplesmente geniais!

Os livros têm a grande vantagem de quebrar as fronteiras do tempo, plantando memórias que não se apagam. Ao fomentarem o gosto pela leitura nos vossos filhos estão a conferir-lhes um espaço de liberdade vital para o seu desenvolvimento, um espaço onde podem ser quem eles quiserem… e não há nada mais precioso e saboroso que a liberdade.

Boas leituras!

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios