Cheesecake com queijo cremoso, presunto e damasco

Sou uma apaixonada por queijo! Receitas com queijo são sempre bem-vindas à minha mesa. Não deixo nenhum de fora!!! Como vocês sabem, tenho também uma história de amor com o Queijos Santiago, que comemora este ano o seu centenário, com a vitalidade e frescura de um jovem! Sempre a inovar e surpreender. A última novidade foi o lançamento da gama de queijos cremosos…OMG! Uma perdição deliciosa que eu comecei logo a magicar receitas. Nenhuma novidade néeeee…ahahah.

Friozinho e tal, cremoso, forte, intenso…combina com o quê? Talvez algo também forte? Isso sim seria ousado. Então siga! Tem que ter, contudo, um mínimo de equilíbrio. Então…uns apontamentos doces! E tudo isto a passear pela rua, quando de repente me deparo com uma montra de pastelaria linda, repleta de cheesecakes com todos os sabores possíveis! E foi aí que lembrei que, há anos atrás, provei um cheesecake salgado com tomate seco que era a loucura das loucuras, feito por um grande amigo meu, o Chef Nuno Maia! Liguei logo para ele e pedi-lhe “autorização” para “roubar” alguns detalhes de sua receita. Ouvi imediatamente o sim mais querido de um amigo que está ao meu lado, mesmo longe fisicamente. Obrigada Nunooooo, tu és the BEST!

Então, nasceu o cheesecake salgado de queijo cremoso Cerrado do Vale com Presunto e Damasco. Como assim?! Dá uma olhada!

Ingredientes

300grs de pão saloio

2 colheres (sopa) azeite

1 embalagem de Cerrado do Vale Cremosos

2 colheres (sopa) de mel

10 folhas de gelatina

5 fatia de presunto Nobre

3 damascos

4 nozes pecan (opcional)

Modo de Preparo

Corte o pão em pequenos pedaços e regue com o azeite. Leve ao forno a 180 graus por 15 minutos. A seguir, acrescente 1 colher de mel e triture q.b. Esta será a nossa base, por isso pode já, com a ajuda de um molde redondo, forrado com papel vegetal, colocar num prato.

Hidrate a gelatina em água fria e depois misture ao queijo. Preencha o restante do molde e leve ao frigorifico por meia hora. Desenforme e decore com pedaços de presunto, damasco e nozes pecam. Finalize com mel por cima.

Sirva como uma entrada para partilhar.

Gostou da ideia? Cá em casa foi um sucesso e os nossos vizinhos amaram! Um beijo bem doce e bon appetit!

Nota sobre a autora

O meu nome é Paula Bollinger e sou uma brasileira de alma portuguesa. Tenho 40 anos, já vivi em quatro países (Brasil, Perú, Espanha e Portugal) e em breve irei viver para a França para aperfeiçoar a minha profissão de foodwriter.

Apesar ter trabalhado a minha vida inteira em televisão e em fotografia de moda, foi na Pastelaria que encontrei o meu equilíbrio. Hoje divido o meu tempo entre criar receitas e escrever crónicas sobre restaurantes e hotéis pelo mundo.

Podem conhecer as minhas melhores receitas no livro ‘As Receitas da Blogger Paula Bollinger’ e acompanhar o meu trabalho em www.entrecolheradas.com

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios