A importância de poupar desde pequenino

E como desde pequenino devemos começar a incutir nas nossas crianças hábitos de poupança, é sempre importante aproveitar este dia Mundial da Criança, para isso mesmo, transmitir uma mensagem em tom de “brincadeira” do que é o dinheiro, para que serve, a sua importância, porque é que devemos olhar para ele como amigo e não como um inimigo.

Desta forma, é importante aproveitar para explicar às crianças conceitos como poupança e o que é e o que podemos concretizar se conseguirmos poupar.

Para as crianças devemos introduzir estes conceitos como forma de brincadeira. Podemos recorrer a figuras, como por exemplo alguma história, a do Tio Patinhas, porque não? Sim, criando uma história que elas gostem e percebam na linguagem delas que é fundamental, sabermos gerir o nosso dinheiro. Muitas vezes conseguimos fazer isso se os nossos filhos tiverem uma mesada, mas mesmo isso, eles devem saber que deve ser bem gerida e porquê.

A primeira coisa a fazer é sem dúvida perceber que não devemos viver para além das nossas possibilidades e que só conseguimos isso, se fizermos um bom planeamento e gestão orçamental.

Continuamos numa época de consumismo, em que, mesmo com as crianças ,é preciso percebermos e sabermos transmitir a mensagem, do quão importante é desde pequeno perceber e falar de dinheiro.

Desde cedo que é fundamenta as crianças perceberem, com a ajuda dos pais, as compras que são necessárias e as que são supérfluas, explicando o porquê, para que estas perceberem as razões de estarmos a fazer esta divisão.

Como podemos criar o hábito de poupança nas crianças?

Aqui vão algumas dicas:

1. Tenha um mealheiro para a criança e dê um exemplo de um para os pais onde juntos podem partilhar como vão sendo colocados os valores nos respetivos.É importante que a criança saiba, porque é importante colocar dinheiro num mealheiro e como os pais podem dar o exemplo.

2. Quando for às compras com a criança deixe que seja ela a levar a lista e que tenha um valor ao lado identificando quanto custa cada coisa que se vai comprar, de forma a ela perceber o valor das compras, o que vai comprar e o esforço que os pais têm que fazer para pagar.

3. É importante a criança perceber quais são os bens essenciais (fruta, legumes, pão, leite, entre outros) e porque devemos gastar dinheiro neles e quais os não essenciais (doces, brinquedos, etc).

4. Economize na compra de roupa, e não compre muita coisa porque as crianças crescem rápido e pode deixar de servir de um dia para o outro.

5. Explique às crianças quão importante é e o porquê de desligar as luzes em casa quando não estão a ser utilizadas, ou poupar na água não deixando a torneira a pingar ou lavar os dentes ou as mãos sem a água a correr.

6. Venda os brinquedos ou roupa que as crianças não utilizam (OLX, Facebook, etc) e coloque o valor no mealheiro. Vai ver que consegue rentabilizar algo que já não precisa, ou porque já não serve no caso da roupa, ou porque já não brinca com aqueles brinquedos e que ainda se encontram em bom estado.

7. Conversar abertamente sobre dinheiro com as crianças. Se eles têm mesada é importante saber como gerir e que não irão receber mais se gastarem todo. Saberem que, caso não gastem todo, devem colocar no mealheiro.

Aproveite o dia Mundial da Criança para mostrar que é um dia que deve ser comemorado e vivido de uma forma muito feliz com muita criatividade à mistura, porque as crianças são o futuro de amanhã.

Carina Meireles

E já sabe acompanhe tudo aqui no Elefante de Papel e através das redes sociais:

Instagram

Facebook

Linkedin

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios