“Sibling” by Mário Carvalho

Sibling.

Substantivo sem género para denominar um irmão ou uma irmã.

Esta colecção é dedicada aos meus “siblings”. Ao meu irmão e à minha irmã.
Ele, que caiu do céu, e não partilha o mesmo sangue do que eu.
Ela, que tomou as rédeas da família, e sem barba, soube ser pai.

Sibling é uma ode à união. À igualdade. À possibilidade de recuarmos centenas de anos, e voltarmos a tratar “os da nossa tribo” por irmãos. 

É esse o propósito da diferença.
O maior lugar comum para que sejamos todos iguais. Todos irmãos.

É uma colecção sem género, porque não acredito em caixas, e cheia de simbolismo, sobretudo se olharmos neste exato momento para o mundo que a cada dia se faz mais caótico.

There’s no color for love” (não há cor para o amor) pode ler-se numa das peças. Ou aquela que levanta mais questões, que tem estampada a frase “You don’t need to be a man to be gay” (não precisas de ser homem para ser gay), que surge porque as mulheres lésbicas são quase sempre minoria em manifestos LGBTI. E sua representatividade no cinema, nos arraias, nas entregas de prémios é menor. É injusto.

A palavra gay é genderless , alberga homens e mulheres. Em Portugal é que a atribuímos mais aos homens.

Mas o segundo e real motivo, é um estudo com o qual me deparei ao fazer a coleção que “justifica” o preconceito hetero normativo relativamente aos homens gays e não contra as mulheres gays.
Porque os homens hetero normativos são os maiores consumidores de pornografia lésbica do mundo. Consomem 2x mais do que as próprias lésbicas.
Portanto é uma forma educacional de lhes chamar hipócritas.

Fotografada a manequim internacional Sharam Diniz e os atores Pedro Barroso e Joana Alvarenga, Sibling by Mário de Carvalho, é um “abre olhos” para uma sociedade que cisma em fecha-los.
Mas é uma sobretudo uma lufada de ar fresco que não nos faz pensar primeiro “isto é para homem ou mulher?”, “tenho ou não idade para isto?”.

Sibling é de todos os que se quiserem juntar à tribo.

Todas as informações sobre a segunda coleção da marca No Gender” by Mário Carvalho através de mensagem privada no Instagram.

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios