5 dicas para beber mais água no Inverno

Agora que o Inverno se aproxima, a vontade de beber água começa a diminuir. Se durante o Verão nos é fácil ser regrados e beber a quantidade de água necessária, no Inverno já não é bem assim.

O nosso corpo é constituído maioritariamente por água o que, por si só, já nos remete para a necessidade de lhe fornecer a quantidade de água adequada [1,5 a 3 litros diários]. Além disso, quando estamos bem hidratados, todas as nossas funções orgânicas melhoram, desde a circulação sanguínea, sistema digestivo, metabolismo, regulação da temperatura corporal, integridade da pele e das mucosas, prevenção de patologias renais, prevenção de infecções urinárias, enfim, a água é importante para o equilíbrio geral do nosso organismo.

Temos de ter em conta que, durante o dia, vamos perdendo água. E é necessário repor essa perda de água, sempre. Além disso, muitas das vezes o nosso cérebro confunde sede com fome, ou seja, quando não ingerimos água suficiente, o nosso cérebro recebe sinais mistos, devido à desidratação, o que faz com que tenhamos fome quando, na verdade, o nosso organismo está a precisar de ser hidratado.

Como já referi anteriormente, quando chega o Inverno, beber água torna-se um autêntico sacrifício para a maioria das pessoas. Assim sendo, vou partilhar consigo 5 dicas que podem ajudá-lo a não esquecer de beber a quantidade de água necessária, mesmo naqueles dias mais gelados.

 

 – Garrafa de água, sempre!

Um dos primeiros hábitos que pode adoptar é trazer sempre com uma garrafa de água consigo . Assim, não há desculpa para não beber água quando não está em casa ou no local de trabalho. A minha sugestão é que compre daquelas garrafas de aço inoxidável amigas do ambiente, que pode ir enchendo durante o dia. É certo que são mais caras, mas é um investimento a longo prazo e, assim, além de estar a zelar pela sua saúde, está a zelar pelo nosso planeta.

 

– Chá

Confesso que, no Inverno, a grande quantidade de água que ingiro é através de chás e infusões. Nestes dias frios, não há nada melhor do que um chá quentinho para aquecer e para hidratar. Se vai sair de casa, pode sempre fazer um chá e colocar numa garrafa-termos e assim tem sempre chá quente consigo para ir bebendo.

 

 – Estabelecer objectivos

Este é outro dos meus truques. Estabelecer um número de copos, chávenas ou garrafas de água para beber num dia. Como a minha garrafa é de 800 ml, estabeleço que devo beber duas garrafas e meia; ou então 8 copos de água; ou 8 chávenas de chá [se forem mais ou menos proporcionais ao copo]. E pode mesmo ir anotando no telemóvel ou na agenda o número de copos que já bebeu ou que falta beber. Parece algo irrisório, mas acredite que funciona, principalmente para quem sente mais dificuldade em beber água.

 

 – Água morna com limão, em jejum

Outra forma de ajudar a hidratar é, logo pela manhã, em jejum, beber um copo de água morna com limão. Além dos inúmeros benefícios que a água morna com limão tem, é já um copo de água ingerido, ou seja, menos um que tem de beber ao longo do dia! E como a água é morna, custa menos. Se gostar de água com limão, pode sempre aromatizar a água que vai beber ao longo do dia: coloca uma ou duas de rodelas de limão dentro da sua garrafa e depois preenche com água. Assim, tem sempre água aromatizada para beber.

 

 – Aplicações para o telemóvel

Na era das app’s, é claro que também as há para nos ajudarem a beber água. Algumas das mais conhecidas são a Waterbalance, Beba Água Lembrete, Aqualert, mas há uma panóplia de app’s disponíveis, é só escolher, e são uma boa forma de lhe lembrar de que está na hora de beber água.

Espero que estas dicas possam ser úteis e ajudá-lo a beber água, principalmente no Inverno. Até lá, cuide de si, cuide da sua saúde e…beba água [ou chá!!].

 

Nota sobre a autora

Chamo-me Catarina Vasconcelos, tenho 31 anos, sou enfermeira de profissão, terapeuta holística por vocação e escritora por paixão. Quis o destino que tivesse a imensa sorte de poder conciliar estas três áreas no meu trabalho actual. Depois de ter exercido enfermagem durante oito anos, e depois de um quadro de doença que me obrigou a parar e a repensar toda a minha vida, decidi dar asas às minhas grandes paixões e agarrar a vida por inteiro. Fui estudar terapias energéticas/holísticas, comecei a tirar os meus textos e crónicas da gaveta para mostrar ao mundo e, aos poucos, estou a tentar construir um conceito diferente de exercer a minha profissão, integrando nela todas as minhas paixões. Desta forma, nasceu o meu blogue Serenamente, onde partilho dicas de saúde, terapias e reflexões para uma vida mais saudável, serena e feliz.

Site

Facebook

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios