Family is not a definition, it’s a feeling

 

O conceito de família não pode ser limitado a laços de sangue, casamento ou parceria.

O que determina a qualidade das relações familiares não é a estrutura de família tradicional mas sim onde existe amor e estabilidade familiar.

A família do século XXI: um grande problema ou a melhor solução? A família é uma das instituições de referência primária para o indivíduo, constitui um espaço privilegiado de construção social. É, porventura, o maior recurso humano e social da sociedade. Assiste-se a um emergir de um novo modelo conceptual, em torno da definição do conceito família, caracterizado pelo pluralismo inevitável face às grandes mudanças socioculturais. Os contornos da tão tradicional família nuclear, enquanto padrão predominante na cultura ocidental pós-industrial, não que deixe de existir, mas a adição de novos modelos na diversidade. Representada essa adição através de famílias monoparentais: maternocêntrica ou paternocêntrica, família recomposta, famílias hetero e homossexuais com a possibilidade de recorrerem à adoção, famílias resultantes de técnicas de reprodução assistidas, entre outras. A família passou de singular a plural. A construção da família está longe de se cingir a meros estereótipos sociais observáveis do exterior.

A família é uma unidade residencial íntima, de pessoas unidas por mútuo consentimento, sangue ou adoção, na presunção de uma duração relativamente longa para o grupo e em algum grau economicamente interdependente, para o Instituto Nacional de Estatísticas, família designa o conjunto de pessoas que vivem na mesma casa, formando um lar ou “agregado familiar”, que pode ser formado por uma pessoa só, por várias pessoas sem laço de parentesco ou por várias pessoas possuindo entre si laços de sangue ou aliança.

 

Nota sobre a autora

Chamo-me Maria Catarina, sou filha do inverno e tenho 21 anos. Licenciada em Sociologia, atualmente estudante de mestrado. O meu gosto pela escrita assenta sobretudo em temas recorrentes da Sociedade Contemporânea. Podem contactar-me através do e-mail: [email protected] ou através da rede social instagram @mariacatarinasc

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest