Montimerso: aqui não faltam a lareira alentejana nem o ar puro

“Temos um gosto enorme pelas viagens e experiência de encontro com outras culturas, locais e viajantes e em particular procuramos locais genuínos e com uma natureza marcante. Durante anos viajámos e muitas vezes pensávamos que em Portugal existem locais com essas características e ainda pouco conhecidos.

Após uma carreira longa e compensadora na área de serviços pensamos que estava no momento de dar corpo à nossa vontade de abraçar um projecto conjunto numa área de serviço por excelência – a hotelaria.

Assim, nas nossas viagens pelo interior do pais procuramos o local ideal. Foi uma surpresa encontrar no meio do Alentejo um verdadeiro montado, com a diversidade de espécies que o caracterizam, com uma vista deslumbrante sobre o Alqueva, dentro da reserva DarkSky®Alqueva e junto à vila de Monsaraz.

Procuramos parceiros locais, com conhecimento da região e da cultura local para desenhar um projecto que respeitasse a natureza, a cultura e valorizasse o montado. Um projecto de arquitectura minimalista que ao conceito da simplicidade e das linhas direitas da arquitetura tradicional alentejana acrescentou modernidade e intemporalidade.”

Catarina Roseta e Henrique Arnaud Farinha

O cheiro da terra, o manto de estrelas que cobre o céu, a frescura do branco das casas alentejanas e as cores e texturas do monte e da terra, apaixonam quem visita. Aqui não falta a lareira alentejana que acolhe na sala e a lareira fogo de chão no pátio – companhia perfeita para um entardecer sem pressas ao sabor de um copo de vinho.

Abre portas em Junho, com 11 quartos, 4 suites, essas com piscina privativa e 2 apartamentos para estadias práticas e mais longas, com o ambiente envolvente de calma e tranquilidade de assinatura Montimerso.

Os quartos têm uma decoração minimalista, concentrados no quadro vivo da paisagem das janelas. Dividem-se em duas alas: a Ala Alqueva com regalo directo para o maior lago artificial da Europa, e a Ala Monsaraz, com uma vista para a vila de Monsaraz, lá longe no monte com memórias feitas de cal, xisto e histórias de reis e cavaleiros que percorreram as suas ruas.

A piscina infinita exterior no topo da propriedade faz parar o tempo. Inspirar e expirar, escutar e abrandar são os exercícios que ali se convidam, a par de sessões de meditação e yoga. Percorrendo o terreno, entre o montado de azinho, escuta-se a vida nas primeiras horas de madrugada: pássaros, coelhos, javalis e restante fauna do local. Ao fazer alguns dos trilhos por aqui demarcados, passará pela nossa horta e pomar, de onde colhemos produtos frescos diariamente. Chegando ao lago, podemos fazer SUP, andar de kayak ou ser levados para um passeio de barco.

É no Restaurante Skyscape que decorrem os pequenos-almoços, que se querem grandes e prolongados, sendo também o ponto de encontro para refeições ligeiras e petiscos para quem procura o conforto da gastronomia alentejana. Um espaço de Slow Food para apreciar refeições conjungadas com a vista.

Estamos na Reserva Darksky® Alqueva, a primeira Starlight Tourism Destination no mundo, certificada pela UNESCO. E debaixo deste manto de estrelas tão especial não faltarão saídas nocturnas para observação das astros e visualização telescópica a partir de pontos demarcados na propriedade.

Somos sustentáveis desde a concepção e construção do projecto, pensando na eficiência energética e adopção de modelo de gestão eficiente de recursos. Promovemos a sustentabilidade com produção energética própria em regime de autoconsumo, aproveitamento das águas da chuva, e redução da poluição luminosa, com vista à proteção e melhoria do ecossistema. A nossa equipa é alentejana, conhecedora da região e dos costumes e mesmo as actividades externas são desenhadas junto de empresas locais para assegurar a tradição e autenticidade desta região.

As experiências foram concebidas para que cada minuto seja aproveitado: Stargazing, passeios de barco no Alqueva, caiaques, trilhos pela herdade, passeios de bicicleta, provas de vinhos, jantares debaixo das estrelas, piqueniques, massagens e yoga. Estas estarão disponíveis diariamente, a par de uma agenda pensada por época que inclui caminhada matinal, descoberta da fauna e da flora da herdade, hora da poesia, vinho & aguarela, workshops de barro, serões musicais, sessões de cinema ao ar livre, etc. Estes fazem parte da oferta criativa assegurados pela nossa equipa em conjunto com actividades complementares com parceiros locais como visitas a adegas, passeios de cavalo, visitas guiadas a: Monsaraz, Évora, Elvas, Vinhas e Adegas, Lagar de azeite, monumentos megalíticos, Tours às praias da costa vicentina e uma Day Tour a Lisboa. Os passeios a balão, a passeios a cavalo, as experiências em oficinas de cerâmica ou do cante alentejano, são para não perder.

Política de Cancelamento – Be Safe & Stay

Devido ao surto do Covid-19, todas as reservas podem ser alteradas para outra data até 48h antes da data de check-in.  A alteração de data prevê reserva no período de dois anos.

Não serão aplicados custos adicionais, excepto a diferença da estadia, consoante as diferentes épocas.

Segurança Sanitária

Devido ao surto do Covid-19, intensificamos todas as medidas de higienização de todos os espaços e equipamentos e preparamos as nossas equipas para garantir a segurança dos próprios e de quem nos visita. Temos um plano de contingência implementado. Foram tidas em conta as directrizes da OMS e da DGS.

Adicionalmente, e para garantir o distanciamento social necessário nesta fase:

 – Comprometemo-nos a não aceitar reservas que atinjam a taxa máxima de ocupação;

 – Serviços no restaurante funcionarão por marcação e com serviço à mesa;

 – A piscina TimeScape estará disponível para os hóspedes por marcação.

Nota – a localização (integrado numa Herdade de 55ha no Alentejo, zona de baixa densidade populacional) e a arquitetura (cada quarto com entrada e espaço exterior privado) são características que facilitam naturalmente o distanciamento sem comprometer a necessidade de horizontes que temos nesta fase.

Sustentabilidade

 – Queremos que o caminho que liga as pessoas ao Montimerso seja verde. E por isso, desde o início do nosso projeto que temos a preocupação de:

 – Não mudar o que a natureza construiu e adaptarmo-nos à realidade ambiental local.

 – Promover iniciativas e parcerias que envolvam a participação e integração regional de bens e prestação de serviços, acreditando ser a melhor forma de conhecer (e dar a conhecer) os costumes e tradições locais e valorizar as comunidades que nos rodeiam.

 – Proteger e valorizar o ecossistema do montado, criando um projecto agrícola e florestal que envolve a equipa e a comunidade local. Aqui as águas da chuva são aproveitadas para regar a natureza que nos rodeia. Procuraremos também reduzir, diariamente, a nossa pegada ecológica, selecionando as opções mais eco-friendly.

 – Reduzir a poluição luminosa, tanto por estarmos na reserva DarkSky®Alqueva, mas também pelo respeito à biodiversidade que nos rodeia.

 – A sustentabilidade é um compromisso e por isso, o Montimerso foi construído passo a passo com esta preocupação, desde os materiais usados, à própria construção do edifício, desenhado a pensar na eficiência energética e com uma seleção cuidada de todos os nossos equipamentos.

Para nos conhecerem melhor:

Site: www.montimerso.pt

Facebook: www.facebook.com/montimerso

Instagram: @montimerso

LinkedIn: Montimerso by Perfect Walk

Contactos: [email protected]

                  +351 961 634 787

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

1 comentário em “Montimerso: aqui não faltam a lareira alentejana nem o ar puro

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios