Tratar a enxaqueca de forma natural

 

A  enxaqueca é um dos tipos de cefaleias [dores de cabeça] mais comuns e prevalecentes e caracteriza-se por uma dor forte e pulsátil, normalmente de um só lado da cabeça [mas podendo ser global] e acompanhada de náuseas, vómitos, intolerância à luz e aos ruídos. Os sintomas podem durar algumas horas ou vários dias, o que a torna numa condição altamente incapacitante.

Os analgésicos continuam a ser a primeira escolha para o tratamento da enxaqueca e, nalguns casos, são mesmo necessários. No entanto, há outras formas de tratar a enxaqueca, de forma mais natural, evitando assim o consumo de doses excessivas de medicação.

 

Estratégias naturais para o alívio os sintomas

✻ Descansar num local escuro e silencioso. Como já referi, a enxaqueca provoca intolerância à luz e ao ruído, sendo praticamente impossível a pessoa conseguir continuar a fazer o que quer que seja. Assim sendo, o melhor a fazer, se tiver essa possibilidade, é deitar-se ou sentar-se num local escuro e sem ruído, sem telefone ou computador por perto, e tentar relaxar ao máximo. Peça, inclusive, para não ser incomodado.

✻ Tomar um banho quente.

✻ Aplicar compressas frias na testa e têmporas. A água fria, ao provocar a vasoconstrição [contracção dos vasos sanguíneos], irá diminuir a sensação pulsátil provocada pela enxaqueca e também a dor.

✻ Massagem leve nas têmporas e na nuca.

✻ Exercícios de respiração.

✻ Óleos essenciais. Podem ser inalados ou então utilizados na massagem. Os óleos mais aconselhados para a enxaqueca, devido às propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, são os de eucalipto, alecrim, gaultéria e abeto.

✻ Beber um chá com propriedades analgésicas. Os melhores chás para ajudar no alívio da dor são os de camomila, de hortelã, de capim-cidreira e de gengibre.

 

Estratégias de prevenção

Apesar da enxaqueca ser uma dor primária, que surge por si só, há factores que influenciam a periodicidade e duração das crises. Logo, o primeiro passo é tentar evitar ou minimizar esses factores desencadeantes [stress, ansiedade, hábitos nocivos (álcool, tabaco), sono inadequado]. Depois, podemos adoptar alguns hábitos que, indirectamente, também acabam por ajudar.

✻ Terapias complementares. Destaco o Reiki, a Acunpunctura e a Terapia Sacro-Craniana, cujos efeitos no tratamento da enxaqueca estão mais do que comprovados.

✻ Exercício físico moderado. Exercício físico intenso não é aconselhado para quem sofre de crises de enxaquecas frequentes, devido ao esforço e tensão em demasia. Caminhadas, Pilates ou alongamentos são óptimas alternativas.

✻ Sono. O sono de qualidade é importante e fundamental para o equilíbrio em todas as áreas da nossa vida. Noites mal dormidas são um dos principais gatilhos para desencadear uma crise de enxaquecas, por isso, vale a pena reflectir sobre a qualidade do seu sono.

✻ Alimentação. Outra das bases para prevenir muitos problemas de saúde. Deve tomar consciência da sua alimentação e tentar reduzir o consumo de sal, de açúcar e de processados, dar preferência aos vegetais e frutas, aumentar a ingestão de água e respeitar os tempos do seu organismo.

 

Antes de terminar, quero frisar que cada caso é um caso, ou seja, o que pode funcionar para algumas pessoas, pode não funcionar para outras. Tenha sempre muita atenção aos sintomas e àquilo que seu corpo lhe diz.

[Um último conselho importante: não se auto-medique. Se acha que precisa mesmo de um analgésico, fale primeiro com o seu médico ou enfermeiro de família, para que ele lhe recomende aquele que mais se adequa ao seu caso].

Nota sobre a autora

Chamo-me Catarina Vasconcelos, tenho 31 anos, sou enfermeira de profissão, terapeuta holística por vocação e escritora por paixão. Quis o destino que tivesse a imensa sorte de poder conciliar estas três áreas no meu trabalho actual. Depois de ter exercido enfermagem durante oito anos, e depois de um quadro de doença que me obrigou a parar e a repensar toda a minha vida, decidi dar asas às minhas grandes paixões e agarrar a vida por inteiro. Fui estudar terapias energéticas/holísticas, comecei a tirar os meus textos e crónicas da gaveta para mostrar ao mundo e, aos poucos, estou a tentar construir um conceito diferente de exercer a minha profissão, integrando nela todas as minhas paixões. Desta forma, nasceu o meu blogue Serenamente, onde partilho dicas de saúde, terapias e reflexões para uma vida mais saudável, serena e feliz. 

Site: https://serenamente.pt/category/saude/

Facebook: https://www.facebook.com/serenamentecatarina/

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

* Campos obrigatórios