10 curiosidades científicas que o vão fazer brilhar

 

Hoje trago-vos a oportunidade de brilharem naquele café com os amigos. Deixo-vos com 10 curiosidades científicas:

– 8 minutos e 20 segundos é o tempo necessário para a luz viajar desde a superfície do sol até chegar a nós.

– A Lua encontra-se a cerca de 385 000 mil quilómetros da superfície da Terra.

– O DNA foi, na verdade, pela primeira vez identificado em 1869 pelo físico suíço Friedrich Miescher.

– O Sol irá começar a morrer dentro de cerca de 5 000 milhões de anos. A estrela irá transformar-se numa ‘gigante vermelha’ e as suas camadas exteriores expandir-se-ão. Um estudo recente mostra que o Sol não chegará a engolir a Terra mas a sua superfície irá ficar tão quente que impossibilitará a vida, tal como a conhecemos.

– Uma única célula sanguínea leva 60 segundos para fazer um circuito completo no corpo.

– Cada pessoa perde cerca de 35 kg de pele, durante a sua vida.

– O local conhecido mais profundo da Terra são as Fossas Marianas, no Oceano Pacífico, com cerca de 11 000 metros de profundidade.

– A grafite do lápis e o diamante possuem exatamente a mesma composição química, apenas se diferenciam na sua estrutura.

– Existe uma doença que incapacita as pessoas de reconhecerem rostos. Chama-se prosopagnosia e acredita-se que afete cerca de 2% da população.

– Se retirássemos todos os vasos sanguíneos de uma pessoa adulta e os colocássemos em linha, o seu comprimento estender-se-ia por 100 000 quilómetros.

 

Nota sobre a autora

Chamo-me Joana Perdigão. Tenho 24 anos. Sou licenciada em Bioquímica e Mestre em Investigação Biomédica pela Universidade de Coimbra. Atualmente, trabalho numa empresa de biotecnologia em Lisboa. Estou aqui, porque acredito que existem dois mundos, o dos cientistas e o nosso. Eu quero ser a ponte.

 

 

Partilhe nas Redes Sociais
FacebookTwitterPinterest